Acompanhamento Terapêutico


O que é e qual sua importância

É um dispositivo clínico de tratamento psíquico com a função de possibilitar a reinserção social, a organização subjetiva e o ganho de autonomia do acompanhado através das suas atividades cotidianas. O acompanhamento terapêutico não exclui o tratamento convencional, ele complementa o trabalho através da sua atuação no cotidiano do paciente. 

É um trabalho personalizado para as mais diversas necessidades. Pode ser um recurso para pessoas que se encontram em grande sofrimento psíquico, crises, isolamento social ou dificuldade das mais variadas. Pode ser indicado para: dependentes químicos, autistas, deficientes físicos ou mentais, para crianças e adolescentes com barreiras na aprendizagem ou participação, idosos, pacientes com distúrbios da alimentação, em situação de readaptação em decorrência de cirurgias, com transtorno de pânico, dentre outros.

Os encontros costumam acontecer em ambiente privado ou público, a partir do que é mais comum ao acompanhado, podendo ocorrer: na casa, na escola, academias, cinemas, praças públicas e até mesmo em viagens individuais ou em grupos.

O projeto é elaborado pelo AT (Acompanhante Terapêutico) a partir das demandas do paciente, da família e dos profissionais envolvidos. Duração e frequência são estabelecidas a partir da necessidade, podendo ser alteradas ao longo do trabalho.

Profissional