Coaching


O que é e qual sua importância

FotoCoachingÉ um processo estruturado e aplicado por um profissional habilitado – o coach – em parceria com o cliente – o coachee. O coaching utiliza metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas para promover evolução, crescimento, performance, bem-estar e aprimoramento da qualidade de vida do cliente. O processo traz clareza para definir e atingir nos objetivos mais variados aspectos da vida e também é um suporte eficaz para promover mudanças comportamentais. Os objetivos mais comuns são encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e familiar; adquirir as habilidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo; aumentar resultados positivos, ganhos financeiros, felicidade, qualidade de vida, etc.

Nesse processo – que é uma via de mão dupla – o coach entra com seu conhecimento e expertise, habilidade para atuar bem e responsabilidade por sua atuação, fornece apoio, confiabilidade e comprometimento com o cliente.

Muita gente ainda não tem claro o conceito, por isso esclarecemos que coaching não é:

  • Psicoterapia – A Psicoterapia foca-se na escuta do paciente e estabelece intervenções adequadas para compreender e aliviar sintomas causadas por ordem psíquica.
  • Mentoring – É realizado por um profissional com grande experiência em uma determinada área e, a partir de suas experiências e modelo de atuação, orienta e auxilia na formação de um novo profissional.
  • Consultoria – É uma atividade especializada que identifica processos que não estão eficientes e oferece soluções diretas ao cliente;
  • Counseling – É um mapeamento de oportunidades e caminhos para o desenvolvimento de carreira do profissional já estabelecido no mercado, e também pode ser executado com enfoque nos jovens que desejam iniciar sua jornada profissional de acordo com seu real potencial e de forma planejada (Bernt Entschev).

Fonte: Sociedade Brasileira de Coaching – www.sbcoaching.com.br

Coaching Pessoal e Profissional

Consiste em uma metodologia com comprovação científica que  leva o cliente a descobrir, acessar e desenvolver o seu potencial para transformar a sua vida pessoal e profissional.

Coaching de Carreira

Orienta o cliente a avaliar e o planejamento e o desenvolvimento da sua carreira e passar por todas as etapas que compõem a sua evolução profissional. O público-alvo são profissionais que desejam expandir sua atuação na carreira, desde jovens em período de escolha de profissão até executivos e alto executivos, assim como advogados, psicólogos, engenheiros, professores, ou seja, profissionais que querem aumentar seus resultados e conquistas.

Coaching Executivo

Voltado para executivos e altos executivos que desejam potencializar forças e minimizar os riscos aos quais os altos executivos estão expostos, assim como promover o equilíbrio entre vida e trabalho e, com isso, de reduzir o estresse.  Outros resultados: melhora do desempenho e lucratividade da empresa, aumentar o desempenho da empresa, instaurar mudanças comportamentais e gerenciar barreiras em geral.

Coaching Baseado na Psicologia Positiva

Técnicas capazes de aumentar a frequência de sentimentos positivos e fazer com que o cliente aprenda a lidar de modo saudável com os negativos. Benefícios: autoconhecimento, capacidade de administrar emoções, a descoberta das forças individuais e o seu uso no trabalho e na vida  pessoal. O cliente adquire também uma postura de vida mais flexível, melhoria do desempenho profissional e elevação do bem-estar.

Coaching de Liderança

É focado no aumento do desempenho e desenvolvimento de competências. Entre os principais objetivos destacam-se: aumentar a eficácia enquanto líder e seus recursos internos para superar desafios, alavancar a performance corporativa, elevar a motivação, engajamento e produtividade das equipes e outros processos fundamentais para o líder.

Coaching Financeiro

É um processo estruturado para ajudar o cliente a realizar um planejamento financeiro adequado à sua necessidade, como administrar melhor as finanças, melhorar sua relação de lidar com o dinheiro e a controlar seus gastos. A metodologia desenvolve e potencializa competências para que o indivíduo seja capaz de tirar do papel o planejamento financeiro e possa se reestabelecer finanças pessoais e empresariais, um ponto vital para a sobrevivência de qualquer negócio ou investimento.